Skip to main content
aliexpress é seguro

Aliexpress é seguro? Conheça mais e Descubra Como Comprar Barato

Compartilhe!

Se você está em busca de descobrir se o Aliexpress é seguro, aqui no blog do importador é o lugar certo para descobrir se ela é ou não uma boa loja.

A melhor forma de descobrir a reputação de uma loja é com base no site Reclame Aqui (é importante mencionar que o Reclame Aqui é uma das melhores ferramentas que existe na internet para analisar se a empresa é ou não confiável e se ela atende os seus clientes).

aliexpress reputacao

Através do Reclame aqui podemos observar retirar as seguintes informações:

  • 6021 reclamações nos últimos 12 meses
  • Nenhuma dessas reclamações foram respondidas
  • O índice de solução ficou em 31.7%
  • 5% das pessoas voltariam a fazer negócio com a empresa
  • A avaliação da empresa é “não recomendada”

Entretanto é preciso lembrar que a empresa não é brasileira e uma vez que ela não apresenta um canal de comunicação fica mais difícil para que as reclamações sejam atendidas e resolvidas.

Se compararmos com lojas do mercado brasileiro que apresentam o mesmo ramo de vendas, podemos observar que a AliExpress está bem longe de ser uma empresa bem ranqueada.

Dentre os problemas encontrados os mais comuns é de não entrega do produto, falta de um canal de comunicação para resolução dos problemas e pedido de reembolso.


AliExpress é seguro? Vale a Pena Comprar?

Se nos basearmos única e exclusivamente em um canal de comunicação voltado para a proteção do consumidor brasileiro, veremos que a avaliação da AliExpress está longe de ser positiva, mas mesmo assim muitas pessoas seguem comprando da empresa.

É fácil encontrar em diferentes fóruns pessoas que dizem que compraram da Aliexpress (site oficial) não se arrependem de ter feito isso, porém é preciso entender que o prazo de entrega pode ser demorado, uma vez que o produto precisa passar pela alfandega, correndo o risco de ficar retido, e em seguida esperar pela entrega via correios.

depoimento aliexpress

Esse processo pode ser muito variável, portanto, se você precisa de uma certa urgência para a entrega de seu produto, talvez a Aliexpress não seja o mais recomendado, porém se você pensar no preço, pode encontrar boas oportunidades.

Outro ponto que precisa ser lembrado é que no caso de produtos comprados no exterior, pode acontecer uma taxação, ou seja, a alfandega pode cobrar até 60% sobre o valor do produto. Isso não acontece todas as vezes, mas existem casos de acontecer, portanto, na dúvida sempre fique atento com essa prática.


Como comprar na Aliexpress – Guia de Compra

A primeira coisa é acessar o site oficial do Aliexpress (clique aqui)

Mas antes de sair comprando tudo que encontrar pelo Aliexpress é preciso entender que ele funciona como um Mercado Livre Chinês, ou seja, a empresa não é uma empresa, mas sim divulga a propaganda de várias outras lojas, fabricantes ou traders.

A única coisa que o AliExpress é seguro e gerencia esses anunciantes de modo que se encaixem nas regras, além disso o pagamento ao anunciante só acontece 60 dias após seus consumidores serem contemplados pelo produto ou após um feedback positivo.

Por ter todo o gerenciamento de compras o AliExpress é seguro e não aceita outras plataformas de pagamento, como é o caso do PayPal.

Com isso em mente, para comprar no AliExpress é preciso ficar de olho em algumas dicas:

  • Compre de vendedores bem ranqueados – ou seja, aqueles que apresentem um feedback positivo
  • Dê atenção aos comentários na página do produto
  • Observe os prazos de envio e de entrega – Muitas vezes é aqui que os consumidores erram, já que não se atentam aos prazos e ao passar dos 60 dias que o negócio foi feito, o vendedor será pago e não será mais possível abrir uma disputa.

Finalizando sua compra no Aliexpress

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer ao entrar no site do AliExpress (acessar site) é mudar o idioma da página para o português, isso deixará a navegação muito mais rápida, além de você conseguir ler com clareza tudo o que o site está apresentando.

As formas de pagamento no AliExpress é seguro e são através do cartão de crédito internacional ou boleto bancário. O boleto bancário apresenta-se como uma forma um pouco confusa no que diz respeito ao reembolso, já que ela não é feita pelo AliExpress, mas sim pela empresa EBANX, ou seja, o reembolso é feito por essa empresa e não pelo AliExpress.

A EBANX trabalha com aproximadamente 200 lojas na China, as quais aceitam o pagamento através de boleto bancário. O que acontece é que quando uma pessoa vence uma disputa fica esperando o AliExpress realizar o reembolso, sendo que a empresa contatada deveria ser a EBANX.

Com a forma de pagamento resolvida é a hora de escolher o seu frete. Existem algumas modalidades de Frete que são:

  • China Post
  • Singapore Post
  • Hong Kong Post
  • Sweden Post
  • EMS Express
  • DHL Express
  • TNT Express
  • UPS Express

Cada vendedor conta com um tipo de frete, sendo que o mais recomendado são os da modalidade “Post”, são mais baratos e em alguns casos completamente grátis, além de apresentarem uma menor probabilidade de serem taxados.

As opções express, principalmente EMS Express, geralmente apresentam prazos mais curtos e apresentam grandes chances de serem taxado. Além disso são mais caras, já que a entrega é feita por empresas especializadas e que não se utilizam dos serviços de correios.

Além disso se houver necessidade vários sites podem te ajudar a rastrear as suas compras feitas no ALiExpress. Como é o caso do muambator (www.muambator.com.br) ou 17 track (http://www.17track.net); ou sites relacionados aos correios (www.correios.com.br; www.meusedex.com.br e outros).

A dica final antes de terminar sua compra é lembrar que seu produto pode ser taxado e para se precaver deste gasto extra é importante fazer uma simulação do imposto de importação e observar se mesmo tributado este produto ainda vale a pena ser comprado.

Ao finalizar a sua compra você receberá o código de rastreamento que pode ser usado em qualquer um dos sites mostrados, onde você poderá acompanhar o seu pedido. Além disso após receber sua encomenda é importante que você confirme o recebimento, fazendo com que o fornecedor possa receber o pagamento.


Conclusão – AliExpress é Confiável

O AliExpress é seguro, só é preciso tomar cuidado para escolher um vendedor que apresente referencias e com um bom feedback, mesmo que o preço seja um pouco mais caro.

Porém a melhor forma de confirma isso é realizar a sua compra no site. Para a sua primeira vez selecione um produto barato, faça todo o procedimento e confirme por si próprio. Existem uma infinidade de produtos que podem ser encontrados no AliExpress que vão agradar a todos os gostos.

No final basta seguir as recomendações mostradas aqui e esperar pela sua encomenda.


Outros Guias Relacionados:

Compartilhe!

Rubens Fonseca

Trabalho com importação da China, Estados Unidos e Suíça desde 2004. Atualmente me dedico exclusivamente a roupas de marcas famosas, comprando e revendendo no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php